PERFIL


Marta Aroucha é arquiteta, graduada em 2003 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA e Pós Graduada Master em Arquitetura pelo IPOG. Atua em Projetos Arquitetônicos e de Interiores Corporativos em Salvador.


PROJETO ARQUITETÔNICO


O projeto arquitetônico define a funcionalidade, estética e viabilidade da construção, direcionando o desenvolvimento dos projetos complementares e os custos envolvidos na obra.

Composição de um projeto arquitetônico e porcentagem de custo de cada etapa:

%

Estudo Preliminar

Configuração inicial da proposta arquitetônica a ser aprovada pelo cliente. Considera o programa de necessidades do cliente e as informações legais sobre o terreno e o entorno. São esboços, estudos de materiais, volumetria e ocupação do terreno, relacionados a aspectos legais e de insolação e ventilação.


%

Projeto Legal

Usado para aprovação na prefeitura, contém as informações do estudo preliminar e os desenhos do anteprojeto na escala e nos padrões exigidos pelo órgão legal do município. Contém informações de recuos, gabarito, tamanho de aberturas e parâmetros urbanísticos.

%

Anteprojeto

Representação final da proposta arquitetônica, que considera o estudo preliminar aprovado pelo cliente. Apresenta plantas de situação, plantas baixas, de cobertura, cortes gerais, fachadas e especificações. Como opção pode fornecer maquetes, perspectivas, anteprojetos complementares e orçamento estimativo. Já é palpável e ainda pode sofrer alterações.


%

Projeto Executivo

Anteprojeto com detalhamento construtivo e memorial descritivo, para elaboração de quantitativo de material, orçamento e correta execução do projeto.

Projetos Complementares

Desenvolvidos por profissionais especializados e não fazem parte do escopo do arquitetônico. São eles: Estrutural, Hidráulico, Elétrico, Telefonia e Lógica, Luminotécnico, Acústico, Automação, Climatização, Impermeabilização, Segurança e Proteção contra incêndio.

A contratação de um projeto pode abranger algumas ou todas as composições. O cálculo do custo do projeto é baseado na Hora Técnica do profissional.


PROJETO DE INTERIORES CORPORATIVOS


O projeto de interiores corporativo é uma ferramenta de planejamento empresarial.

O ambiente precisa proporcionar comunicação eficaz, alta produtividade e conforto para os usuários, funcionários e clientes. Esses benefícios são gerados por um projeto que conceba layout eficiente, iluminação e acústica adequadas, conforto térmico, moderna infraestrutura de instalações e ergonomia do mobiliário.

Esses itens arquitetônicos também devem se integrar com a marca, missão, visão e valores da empresa.

Composição de um projeto de interiores corporativo com referências de cálculo.

%

Criação

Configuração inicial da proposta a ser aprovada pelo cliente, considerando o programa de necessidades da empresa e a viabilidade executiva.

Esta etapa é apresentada em peças gráficas que represente o conceito do projeto, as soluções em materiais, iluminação e intervenções construtivas.

%

Detalhamento executivo

Detalhamento gráfico dos elementos propostos e caderno de especificação, com informações para a correta execução da obra.

A contratação de um projeto pode abranger algumas ou todas as composições. O cálculo do custo do projeto é baseado na Hora Técnica do profissional.